Guerras

Os EUA foram criados no dia 4 de Julho de 1776, quando o Congresso Continental assinou a declaração de independência. A cidade de New York foi sua capital durante um ano, antes de transferir para a Filadélfia. Em 1800, o governo federal mudou para Washington, DC (Distrito de Columbia).

Querendo expandir o seu território em direção ao oeste, o governo americano iniciou várias guerras contra os indígenas, que durou até o fim do século XIX. Em 1867, os EUA compram da Rússia o Alaska, completando a sua expansão territorial e em 1898 o Havaí foi anexado pelos americanos. No mesmo ano, os americanos vencem a Espanha conseguindo anexar também Porto Rico e as Filipinas.

Quando começou a I Guerra Mundial, os EUA se mantiveram neutros como a II Guerra Mundial, mas em 1917, uniram-se aos Aliados, contribuindo com a derrota das Potências Centrais. Na II Guerra Mundial, no dia 7 de Dezembro de 1941 juntaram forças com os aliados contra as Potências do Eixo, depois do ataque japonês Pearl Harbour, o que ajudou muito na economia americana. Os EUA foram os únicos que enriqueceram com a guerra.

Em 1929, teve início a Grande Depressão, causada pelo aumento de dívida e um mercado de valores inflacionados, então o presidente Frank D. Roosvelt, responde com o New Deal, uma série de políticas de aumento da intervenção do governo na economia.

Entre 1958 e 1975, os EUA participaram de uma guerra contra o Vietnã e a perderam. Em 1969, os americanos chegam à Lua com o Apolo XV.

Com o desmanche da URSS e o consecutivo fim da Guerra Fria, os EUA tornam-se a única superpotência do globo. Em 1991, participam da Guerra do Golfo, expulsando as tropas iraquianas que tinham invadido o Kuwait

 

By-Thais Almeida