Música

A música dos Estados Unidos reflete a população multi-étnica através de uma gama de estilos diversos. Rock N’ Roll, blues, country, rhythm and blues, jazz, pop, techno, e hip hop estão entre os gêneros musicais do país mais reconhecidos internacionalmente. Os Estados Unidos possuem a maior indústria musical do mundo e sua música é ouvida em todo o mundo. Desde o começo do século XX, algumas formas de música popular americana têm ganhado audiência global. A força da música americana não está apenas no aspecto comercial. Seu principal mérito é mesmo o artístico. O primeiro surgiu no começo do século 20, na cidade de New Orleans, e o segundo em 1950 - seu principal difusor foi Elvis Presley. Outro gênero difundido entre os americanos é o country, uma mistura de sons ingleses, escoceses e irlandeses, que surgiu em 1920 e perde, em popularidade no mercado interno americano, apenas para o rock. 

Os povos nativos foram os primeiros habitantes dos Estados Unidos e trocaram sua primeira música. Começando no século XVII, imigrantes do Reino Unido, Irlanda, Espanha, Alemanha e França começaram a chegar em grande número, trazendo consigo novos estilos e instrumentos. Escravos africanos trouxeram tradições musicais e cada leva de imigrantes contribuiu para a miscigenação.

Muito da moderna música popular tem suas raízes ligadas à música negra americana (com influência do blues) e ao crescimento da música gospel nos anos 1920 do século passado. Muitas cidades americanas têm um cenário musical vibrante e, em cada uma, estilos regionais florescem. Juntamente com grandes centros musicais como Seattle, Nova Iorque, Minneapolis, Chicago, Nashville, Austin e Los Angeles, muitas cidades menores têm produzido destacados estilos musicais.

O sucesso da indústria musical não fica atrás. O país é uma fábrica de popstars. Michael Jackson, Madonna e Britney Spears são alguns exemplos – Michael talvez o maior deles. Nenhum outro artista das últimas décadas gerou tanto dinheiro quanto o cantor. Estima-se que tenha faturado algo em torno de 1 bilhão de dólares em sua carreira, tendo sido um dos artistas mais ricos do planeta durante vários anos. Somente com o álbum Thriller, vendeu 50 milhões de cópias em todo o mundo. Já Madonna, somente em 2007, ganhou 72 milhões de dólares e ficou no topo do ranking da revista Forbes como a cantora de maior faturamento. A lista trazia ainda sete americanas entre as dez primeiras posições.

 

 

Thais Almeida